Quem somos

Quem somos

Quem somos

Quem Somos

Quem somos

O Conselho de Entidades Assistenciais de Vacaria – CEAVA – foi fundado no dia 13 de agosto de 1976, com o passar do tempo deparou-se com a necessidade de mudar o nome para Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria. Possui Registro na Secretaria Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, no Conselho Nacional de Assistência Social, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, e no Conselho Municipal de Assistência Social.

O CEAVA surgiu da necessidade de se criar um órgão que unisse as entidades assistenciais de Vacaria e as representasse junto às instituições estaduais e federais. Além de promover encontros, troca de experiências, e a busca por recursos financeiros. Com o desenvolvimento das entidades o CEAVA cresceu, partindo para a implantação de projetos que não faziam parte dos objetivos das entidades filiadas: Firmou convênio com a LBA – hoje extinta – que permitiu atendimento a mais de mil mães, incluindo grupos do interior do município. Criou grupos de gestantes que além de palestras proferidas por médicos e enfermeiros, elas faziam enxovais para seus bebês e recebiam auxílio para a alimentação adequada.

O CEAVA conveniou-se com a Fundação Educar – Mobral – levando alfabetização a vários grupos, inclusive ao presídio; com a FEBEM, instalando no bairro Samuel Guazzelli Filho um Centro de Bem-Estar de menores que atendia alunos da Escola Estadual Bernardina Padilha, no turno inverso das aulas, com refeição, complementação escolar, atividades artísticas e esportivas. Esta clientela se caracterizava pela falta de recursos e de trabalho.

Com recursos estaduais, construiu a creche “Vovó Benta” – nome em homenagem a dona Benta Batalha que doou o terreno. Já na década de noventa, com dificuldades financeiras e extinção de alguns Programas estaduais vinculados ao CEAVA, este permaneceu com a creche “Bem me Quer” que funcionou até 2008, graças à dedicação da Diretoria do CEAVA.

A entidade continuou promovendo cursos para mães, encaminhando pessoas necessitadas e doentes para órgãos competentes ou alcançando recursos quando possível. Os recursos eram provenientes de doações de pessoas e empresas da comunidade.

Em julho de 2009, a Prefeitura Municipal de Vacaria propôs convênios com o CEAVA para que esse assumisse diversos projetos sociais, para os quais haviam recursos financeiros, mas carência de recursos humanos. Esta ONG – CEAVA – assumiu então, trabalho social para atender crianças e adolescentes de escolas municipais de bairros desprovidos em horário alternativo ao das aulas regulares. Além deste compromisso, foram assumidas responsabilidades com os deficientes físicos e com os idosos. Em decorrência destas tarefas, o CEAVA ampliou seus recursos humanos podendo assim assumir diferentes projetos.

Em 2010 firmou o convênio com o Instituto Elizabetha Randon de Caxias do Sul/RS, trazendo para o município de Vacaria a primeira “Franquia Florescer”, que tinha por missão: Preparar crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, para uma melhor qualidade de vida e para um futuro promissor. Funcionando no Centro Socioeducacional Dom Orlando Dotti, eram atendidos cerca de 225 beneficiários em situação de vulnerabilidade e risco social na faixa etária de 06 aos 15 anos, vindos de escolas públicas, através de atividades pedagógicas, culturais e esportivas em contra-turno escolar. A parceria foi encerrada ao término do ano de 2018 por falta de espaço físico para o desenvolvimento das atividades.

Também em 2010, firmou-se o convênio com o Ministério Público Estadual – Comarca de Vacaria, para desenvolver o Projeto Alquimia – CRMA (Centro de Reciclagem de Materiais Alternativos), no município de Vacaria. O projeto se destinava a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, na faixa etária dos 09 aos 18 anos, vindos de escolas públicas, que participavam de oficinas de eletroeletrônica, marcenaria, artesanato, manutenção de computadores e inclusão digital. A matéria prima era proveniente das máquinas caça-níqueis apreendidas e encaminhadas pelo Ministério Público ao CEAVA.

No ano de 2018, desenvolveu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vacaria, através do Termo de Colaboração 01/2018 um projeto voltado para Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes, Pessoas com Deficiências –PCD’s, Idosos e comunidade em geral, firmando seu compromisso com a missão de prevenir os riscos sociais e de vulnerabilidade. As atividades com os grupos de Convivência que já eram ofertadas por meio de oficinas de artesanato, informática básica e avançada, marcenaria, assistente administrativo e eletroeletrônica, foram ampliadas no ano de 2019 com a oferta de musicalização, robótica, capoeira, artes urbanas e culinária.

Por meio da parceria firmada pelo Termo de Colaboração 02/2019, durante o período de 20 meses, desde março de 2019, o CEAVA executou, no ginásio localizado à rua Nilo Peçanha, nº 1360, bairro Petrópolis (atrás da Guarda Municipal), o Projeto Vencer que atendeu mais de 140 beneficiários maiores de 11 anos distribuídos entre as oficinas de marcenaria, auxiliar administrativo, informática, artesanato e eletroeletrônica/robótica. Já na sede Casa do Idoso, foram atendidos aproximadamente 40 beneficiários da Meta 2(PCDs) pertencentes ao Grupo Superação. A terceira meta atendeu 10 Grupos de terceira idade distribuídos pelos bairros da cidade, que somados atingem 300 beneficiários.

Considerando as medidas tomadas para o enfrentamento à disseminação do Novo Coronavírus, pandemia que estendeu-se por período longo desde o ano de 2020, a entidade precisou adaptar-se emergencialmente mudando, neste período seu contato com os beneficiários, restringindo as comunicações para uma forma virtual e de assistência.

As atividades presenciais foram retomadas no ano de 2021, tendo como principal fonte financeira a parceria com o Poder Público, por intermédio do Termo de fomento 35/2021. As atividades dividem-se em três metas relacionadas aos serviços de prevenção ao risco social: oficinas de artesanato, informática, robótica e jogos físicos e digitas são fornecidas para jovens e adultos maiores de 12 anos; O Grupo de PCDs possui encontros mensais, ainda na casa do Idoso; A meta 3 atende idosos parcialmente na Casa do Idoso e em alguns bairros. Totalizando 194 atendimentos mensais.

No mês de setembro de 2022 o Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria mudou-se para o bairro Vitória e neste novo espaço desenvolve as atividades do Projeto Vencer, com oficinas voltadas à busca pelo conhecimento profissional, restringindo o atendimento para adolescentes de 15 á 18 anos incompletos. Esta experiência apontou que se faz necessária a ampliação da faixa etária para melhor atender a comunidade local.

Em outubro de 2023 iniciou o Projeto em Família, Termo de colaboração 03/2023, serão atendidos aproximadamente 350 beneficiários acima dos 18 anos, idosos e famílias. As oficinas ofertadas são Estética Pessoal, Informática básica e avançada, Inclusão digital, práticas no celular, Artesanato tricô e Crochê, corte e costura, Atividade Física, ampliando os atendimentos nos grupos de Bairro. O grupo superar passou a ser atendido na sede da entidade.

O projeto oferece atividades paralelas:
“Pesquisa Aí” ajuda a comunidade dispondo do laboratório de informática para uso de internet e trabalhos escolares;
“Xeque-mate” empréstimo de jogos de tabuleiro para momentos de descontração;
“Páginas do Lazer” empréstimos de livros para leitura e disposição de espaço para leitura; “Olhar direcionado” Atendimento individual e às famílias com orientação psicológica e social;
“Você sabia?” Oferta de palestras e rodas de conversa sobre temas escolhidos pelos beneficiários com profissionais que possam auxiliar na vida doméstica ou profissional.

Hoje o CEAVA é atuante em virtude de apoio e parcerias com órgãos oficiais e das pessoas e empresas sensíveis à vulnerabilidade social de Vacaria que de alguma forma contribuem para o seguimento das atividades ofertadas pela entidade.

A Entidade rege-se pelo Estatuto e pelas disposições legais aplicáveis.

CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE

O CEAVA é uma OSC que tem por característica o comprometimento com a causa social, o comprometimento ético, a excelência, a flexibilidade, a constante busca por inovações priorizando a confiabilidade e a fidelidade aos seus objetivos na condução de suas atividades observando os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade. Buscando a potencialidade de cada indivíduo na intenção de prevenir ou minimizar os efeitos causados por situação de risco e de vulnerabilidade, melhorando a qualidade de vida dos beneficiários.

Diretoria 2023/2025

  • Margarida da Virgem Dolorosa Schio Rizzon – Presidente
  • Jurema Giane Pontalti – Vice – Presidente
  • Maria Beloni Toledo da Silva Rodrigues – 1ª Secretária
  • Neusa Terezinha Lovatel Trevisol – 2ª Secretária
  • Eudes Soldateli – 1º Tesoureiro
  • Soleci Cardoso Nery – 2ª Tesoureira

Conselho Consultivo

  • Lizete Josefina Corso de Carvalho
  • Vanês Boldo
  • Rosa Augusta Varaschin Gasperin

Conselho Fiscal

  • Joceli Terezinha da Silva Almeida
  • Lorena Margaret Soldatelli Sozo
  • Danilo Luiz Damiani

SERVIÇOS PRESTADOS

O Centro de Entidades Assistenciais de Vacaria é uma Organização da Sociedade Civil que presta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para diferentes públicos. As atividades em grupos são norteadas por oficinas que promovem o desenvolvimento integral do ser, voltadas para a ludicidade, a arte, o profissionalizante e de habilidades cognitivas e pessoais.

TRANSPARÊNCIA

O CEAVA é uma organização que prioriza a prestação de contas financeira de acordo com as leis vigentes, mantendo em seu arquivo as documentações legais dos últimos 10 anos.

  • DRE 2021
  • TERMO DE FOMENTO 35/2021
  • BALANCETE
  • DOAÇÕES

ESTATUTO

Conheça nosso estatuto clicando aqui(PDF) .